sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Templo ou Evangelho


E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
Mc. 9:38,39


Tenho aprendido a pertinência dessa palavra de Jesus¹. Realmente esse espírito de superioridade da instituição está arraigado de tal forma em nós que, tornou-se difícil "evangelizar" sem se convidar a ir à "igreja".
Os discípulos de Jesus, um pouco antes dessa passagem, haviam discutido entre si qual era o maior. Jesus deu-lhes uma lição de humildade tomando uma criança e mostrando que todos deveriam se parecer com ela...
Pareceu que não entenderam muito bem a lição. Devem ter entendido que a superioridade não estava na individualidade, mas no grupo, daí terem se achado os bons, pois andavam com o Mestre! Resultado: "nós lho proibimos" Mc 9.38
Jesus, mais uma vez, dá-lhes outra lição: "Quem não é contra nós, é por nós"Mc 9.40

Jesus tem ovelhas em todos os lugares, até mesmo fora do aprisco, e a Ele convém agregá-las. Não é à toa que a palavra diz que teríamos surpresas naquele grande dia.

Sinceramente, tenho amigos os quais tem ouvido o Evangelho, mas não os estimulo mais a ir ao templo, pois este tem sido o lugar onde menos se ouve do evangelho da Graça. Há uma série de invenções e doutrinas de homens, aplicações de versículos fora do contexto, disputas de poder, idolatrias, falsa comunhão, dentre outros.
Assim, a igreja vai se tornando literalmente um rebanho não pensante, doente, cheio de medos e paranóias. Muitos são levados ao ato da barganha, oprimidos pelo jugo da religião que lhes impõe uma série de mandamentos da velha aliança e outros tantos da moral vigente.

(continua - Clique em 'Mais informações' logo abaixo)

O Espírito sopra onde quer.

A igreja sou eu, você, enfim, qualquer um que receba a Jesus e creia no sacrifício único, afinal Ele disse: Tetelestai.

Acrescentar algo mais a isso é viver no evangelho da quase-graça. A igreja não é mediadora entre Deus e os homens, nem tampouco os méritos humanos.

Somos templo do Espírito Santo. Ele habita em nós.

A Samaritana, quando deu a entender que queria saber o lugar onde se deveria adorar a Deus, recebeu a seguinte resposta: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai... Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4.23

Voltando à situação inicial deste texto, os discípulos, em vez de ficarem felizes com o fato de alguém ter entendido a boa nova e a estar espalhando (no caso em questão: expulsando demônios no nome de Jesus), acharam que aquilo não poderia ser válido pelo fato do homem não caminhar com eles, afinal, eles é que foram os escolhidos, andavam com o Mestre! É a jactância do grupo.

Esse ainda é o espírito que tem atuado na "igreja". Frequentemente se critica quem não segue conosco. Quem não frequenta os cultos. Quem não aparece nesse ou naquele evento.
Os que resolvem abandonar em definitivo esse presépio, acabam sendo taxados de desviados, incrédulos etc. Como sempre, julgamos as exterioridades, aquilo que podemos constatar como fora do padrão. E a igreja continua doente. Imagine o que Deus vê no interior de cada um...?

Rosana K.Bulgakov

¹ Mensagem inspirada pelos estudos da Vem e Vê TV, em Reuniões com Caio: O caminho do discípulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores