domingo, 10 de janeiro de 2010

A palavra que tenho pregado¹



"Diferentemente da lei,na qual Deus fala contra mim, no evangelho ele fala em meu favor"².

É impressionante o número de cristãos que dão um tratamento equivocado à Bíblia, tratam-na como amuleto ou um livro de palavras mágicas. Outros ainda a vêem como um manual de conduta, não entendendo, no entanto, o que lêem.
Não é de se admirar que a igreja esteja composta por tanta gente enferma de alma, posto que não tenham compreendido o caráter libertador do Evangelho.
Grande parte da culpa, não anulando a responsabilidade pessoal, é da religião que tem imposto mediadores entre Deus e os homens.
Quantos não confiam cegamente em seus guias? Quantos não assumem um compromisso com a instituição crendo que seja com o próprio Deus? Quantos se sentem a vontade para questionar os seus líderes?
Assim, vai-se, pouco a pouco, fortalecendo um mecanismo de controle no qual a religião, e não Deus, vai comprando todo tipo de mercadorias, inclusive almas humanas³.
Tais guias, embora conheçam bem a verdade das Escrituras, não a proclamam para não perderem o reinado, ignorando a mensagem de Jesus: "Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal"(Mc 10.43).
Assim, vai-se tecendo, gradativamente, falsos evangelhos, alguns baseados nas leis da velha aliança, a qual o escritor de Hebreus declarou antiquada; outros baseados na moral vigente, como se alguém pudesse, por seus próprios méritos, obter salvação; e outros ainda baseados em visões e experiências pessoais.
A lei se cumpriu em Cristo.Isto significa dizer que Cristo cumpriu a lei por mim, aquela que me traria maldição se eu não a cumprisse por inteiro. Isto fazendo, Jesus tomou o meu lugar também no castigo. É através de Jesus que o Pai me vê agora!Esta é a Nova Aliança. Esta é a Graça!
Quais as implicações desse favor imerecido? Ora, para começar falemos de liberdade. Jesus não falou de um lugar específico para adorar a Deus, mas falou do ser em adoração constante: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade" (Jo 4.23).
Jesus não apresentou um pacote de ordenanças mas chamou-nos a auto-análise. Basta constatar isso no Sermão da Montanha.
Seguir leis, regras e ritos como culto de exterioridades só me serve para ganhar louvores dos homens. No entanto, Deus conhece o meu coração.
É nessa verdade que Cristo me propõe que eu ande, sabendo que o perdão já me foi dado. Nessa caminhada somos moldados pelas próprias mãos de Deus, posto que nosso corpo seja ainda barro...

Rosana K.Bulgakov

¹João 12.48
²BAYEER, Oswald. A teologia de Martim Lutero
³ Apoc. 18.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores