domingo, 18 de abril de 2010

Mas era domingo


Lamento que por tantos anos não houvesse aberto os olhos!
Gostaria ter soltado da prisão a alma oprimida - mas era domingo! Dia de ir pra igreja.
Gostaria ter ficado mais algumas horas ao lado daquela amiga angustiada - mas era domingo! Não podia faltar ao "culto"!
Gostaria ter pego um violão e louvado ao Senhor junto aos meus familiares - mas era domingo! Devia buscar a Deus em primeiro lugar,o que pensava ser possível apenas na "igreja".
Gostaria ter feito aquela visita... mas era domingo! E durante a semana não tinha tempo pra isso, pois trabalhava.
Puxa... quanto bem deixei de fazer por ter que fazer o que achava que era o certo...
Ao passo que Jesus diz: "¹O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado".
Hoje entendo que também o domingo fora feito por causa do homem, e não o homem por causa do domingo... Ele é o Senhor não apenas do sábado, mas também do domingo e de todos os dias da semana.
Hoje compreendo que todos os dias e o dia inteiro sou confrontada a analisar o meu andar conforme o Evangelho.
Há quem diga: ²Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de 'domingo', e assim se vai vivendo uma vida mesquinha, cujo propósito é definido em se ir à igreja aos domingos(alguns chamam de dízimo do tempo), e o resto da semana pra si mesmo, já que seu tempo é dividido em trabalho, escola, família...e igreja.
Mas o Evangelho mostra-me que não deve existir um dia específico para buscar a Deus.
Mostra-me que o buscar a Deus não se resume em ir à igreja.
Mostra-me que Jesus curou no templo, mas muito mais fora dele.
Ele mesmo falou: ³Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.
Hoje compreendo que negar-me essa necessidade psicológica de estar num templo por conta de uma visita, pode ser uma oportunidade maravilhosa de trazer o Evangelho.
Compreendo que um momento de lazer com amigos ou familiares pode ser um momento em que Deus falará ao meu coração muito mais alto e claro do que penso que Ele fale no púlpito de um templo.
Compreendo que Ele não estipulou hora e lugar para adorá-lo, mas me chama a adorá-lo em espírito e em verdade. É maravilhoso saber que isso posso fazer em qualquer lugar!
Não preciso ficar "zen", não preciso sair de mim, não preciso fechar os olhos e levantar as mãos se a minha vida for uma canção que o adore.

Rosana Bulgakov

1. Marcos 2.27
2. Lucas 13.14
3. Mateus 12:6

5 comentários:

  1. Amém! Muito lindo! Sua sensibilidade neste texto me encantou. Como é excelente ver que estamos NEle e tudo quanto fazemos é somente nele.

    Deus nos dê a graça da consciência da graça!

    ResponderExcluir
  2. Esse texto coloca as coisas no seu lugar. Qual é o evangelho verdadeiro: o de Jesus ou da "igreja"? A adoração a Deus é num lugar ou no coração? Ir à uma instituição/denominação religiosa é o que nos "salva" ou é Jesus? Estamos chegando ao ponto medieval de se dizer que: "fora da igreja não há salvação!" Mas eu declaro como os reformadores que: "Fora de Jesus não há salvação!"

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto (não há lugar, não há dia... para estar-se mesmo com Deus!) e ando cada dia mais assustado com essa prática vetero-testamentária da igreja, como se o melhor tivesse ficado pra trás...
    Adorei também o blog. Parabéns, mana. vou segui-la.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz!
    Vim conhecer seu Blog e tive uma grata surpresa, pois é muito boa sua iniciativa.
    Já estou seguindo.
    Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
    Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas, experiências ministeriais e pessoais de uma mulher simples como eu.
    Fique na paz e que o Senhor abençôe você e toda sua família.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  5. Tinha que estudar pra prova,
    mas era domingo e tinha que pagar o imposto judáico, em uma sinagoga de "grades invisíveis". C. Lopes

    ResponderExcluir

Seguidores